Mais
do que ler e escrever, a criança precisa compreender o significado da escrita,
de um texto, saber analisar, interpretar e discutir sobre um tema específico.
Para
alguns pais, a alfabetização começa quando a criança é inserida na escola. Porém,
mais do isso, a criança já possui contato com o mundo escrito antes disto. Tudo
ao seu redor possui escrita. Os rótulos de produtos, nas caixas de seus
brinquedos, nas ruas por onde anda, enfim, o meio que ela freqüenta possui
letras que ao se juntarem a outras, significam algo proporcionando uma forma de
comunicação entre as pessoas.
O letramento
acontece antes da alfabetização. Ele é tão importante quanto a alfabetização em
si. Os pais em casa devem tornar o ambiente de moradia, em um espaço leitor
para a criança começar a ter interesse pelo ato de ler.
Olhar ou
folhar um livro, contar uma história somente pelo seu cenário, mesmo ainda não
sabendo entender o que está escrito, já é uma forma de leitura. São os
primeiros momentos de leitura que a criança, mesmo sozinha, inicia.
Muitas
famílias atualmente relatam não terem o hábito em casa da leitura. Não costumam
comprar jornal, revista ou mesmo livros. O mais interessante é que são famílias
de crianças com dificuldades de aprendizagem. Em entrevistas para avaliação
destas crianças, muitas mães dizem não gostar muito de ler. As histórias
contatas antes de dormir, além de aproximar mais os laços afetivos entre pais e
filhos, e aguçar a curiosidade sobre o universo da fantasia infantil, também é
um estímulo para levar à criança ao mundo da leitura.
Mesmo a
tecnologia já estando no mundo da criança, o uso somente de computadores e
games, por si só, não são recursos suficientes para tornar a criança uma boa
leitora. É necessário que esta criança manuseie livros e selecione os mais
interessantes. Mesmo que ela os escolha pela capa, pelas figuras, cores, isso
não é um ponto negativo, pelo contrário. Os interesses dependem da faixa etária
da criança. É importante que os pais estimulem as crianças comprando livros
adequados a sua idade. Letras muito pequenas, com espaçamento entre linhas
também muito perto, dificultam a leitura de crianças já alfabetizadas. Livros com
textos ou páginas não tão longos e contendo figuras, são mais atraentes.
Conte e
reconte histórias. Solicite que a criança também crie seu repertório a partir
de algo que leu ou de um conto que já conhece. Mudar o enredo e o fim da
história é um ato de criação, e favorece tornar a criança uma ótima escritora.
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