segunda-feira, 11 de março de 2013

JOGOS NA ESCOLA



Os jogos além de serem extremamente educativos, também provocam na criança sentimento de vencer os desafios que são lançados durante a execução dos mesmos.
O que pode ser mais divertido do que aprender e se divertir ao mesmo tempo?  Os jogos aguçam o raciocínio lógico, faz a criança criar estratégias para solucionar problemas, achar opções ou alternativas para se alcançar um objetivo. Ainda encontramos falas de que na sala de aula não se pode brincar. Tem que se aprender. Porém, a ludicidade favorece a aprendizagem significativa, dinâmica, onde o professor inclusive consegue perceber muitas dificuldades de seus alunos, que não são percebidas em avaliações.
O lúdico aparece como uma ótima oportunidade de se ensinar melhor, como mais um recurso de se aprimorar as práticas pedagógicas.
Este mês a revista Nova Escola, traz uma reportagem bastante interessante sobre os jogos na escola.
Que tal um jogo bastante interessante para trabalhar noções espaciais, planejamento de ações e raciocínio? A Hora do Rush. O objetivo é tentar sair com um dos carrinhos de um estacionamento lotado, não podendo mudar a fileira ou coluna dos outros carros. A movimentação permite que o jogador visualize o jogo todo, e consiga pensar também em futuras posições dos outros carros.
 
Um outro jogo bastante interessante e que também desenvolve noções matemáticas, fazendo com que a criança monte tridimensionalmente com peças de encaixe, formas idênticas aos cartões com figuras representadas em um plano simples. Parece fácil, mas não é.
 
A possibilidade de realizar rodízio com as crianças, também facilita o professor em organizar melhor o material e a quantidade de crianças. Mas lembre-se, mesmo sendo uma atividade lúdica, deve-se ter planejamento. Tudo que é feito em aula tem que ser bem pensado e com objetivos a serem trabalhados. Agora está fácil...é só começar!
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário