terça-feira, 26 de abril de 2011

O MOVIMENTO CORPORAL EM CRIANÇAS INQUIETAS

A inquietação é uma desordem neurológica que pode trazer diferentes prejuízos a vida de uma criança. Um deles, é a dificuldade em se organizar em espaços físicos, tanto conhecidos (ambientes de casa e escola), quanto aqueles que a criança nunca esteve antes.
Algumas dificuldades motoras, também podem aparecer em decorrência da inquietação. Geralmente quando olhamos uma criança agitada, dizemos que é também um pouco descoordenada, pois seus movimentos corporais globais, não possuindo harmonia nos ritimos e associações, se tornam um pouco confusos, desorganizados, causando a desorientação do corpo no espaço vivido.
É comum também que essas crianças apresentem quedas, batidas de seu corpo em móveis, desequilíbrios, por não conseguirem planificar as ações motoras como resposta do contato físico. Não podemos nos esquecer também que a inquietude corporal, também afeta as percepções sensoriais. Em todos os movimentos que nosso corpo realiza, mesmo que muito pequenos ou refinados (dedos das mãos, rotação da cabeça), o cérebro recebe informações cinestésicas importantes para as assimilações e associações, de como e onde este corpo está movimentando.
Como a criança ainda está em fase de desenvolvimento e maturação neurológica, este descompasso não permite a ela uma boa assimilação corporal e, consequentemente sua memória também acaba ficando bastante deficitária.
fonte: CUESTA, Galo Pesántez; PESÁNTEZ, de Mónica Ríos; BOSCAINI, Franco. El niño inquieto. Unidad Internacional de Educación Continuada en Neurologia del Desarrollo y Psicomotricidad. Centro Nacional de Epilepsia, Quito, Equador: 2005. 136p

Nenhum comentário:

Postar um comentário