quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

DISGRAFIA


Mas o que é realmente a disgrafia? Podemos definir de diversas formas, entre elas, as mais comuns são dificuldade de escrever, a letra ilegível, aglomeração de símbolos, e junção de letras e números para significar uma mesma coisa. Porém o mais comum é que as pessoas se preocupem com a letra que é chamada por alguns profissionais, de "feia".
Muitas crianças que entram em avaliação em consultório de reabilitação psicomotora, mencionam já ter ouvido que a sua letra é ruim ou feia. Com isso, além das dificuldades motoras que podem atingir os grandes musculos do corpo e os pequenos, a criança vem apresentando baixa auto estima, devido aos relatos dentro da escola.
Não generalizando, pois isto não acontece com todos, mas com muitos, a chamada preguiça para escrever também é outro termo que alguns pais costumam dizer na frente dos filhos, e que não conseguem observar o que realmente acontece com o corpo desta criança.
Muitos dos que tem o diagnóstico de disgrafia, apresentam uma hipotonia muscular (mais comum nos casos, devido a ausência de força muscular não somente na região das mãos, mas também de braço e antebraço) ou uma hipertonia (excesso de força tanto na preensão como na pressão do lápis).
Vamos nos lembrar que no caso da ausência de força do tônus muscular não está localizada somente na região das mãos. Todo o hemicorpo também tem uma associação no movimento da mão. Isto também inclui o tronco. A postura estática, sentada, no momento em que a criança escreve, deve ser olhada com precisão, pois toda inclinação incorreta do tronco, e cabeça, com posicionamento irregular do olho para acompanhamento da mão enquanto trabalha, também interfe muito no processo do grafismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário