terça-feira, 25 de maio de 2010

O SUJEITO EM RELAÇÃO AO ESPAÇO








"Ao longo do seu desenvolvimento, a criança constrói a noção de espaço. No princípio, ela é determinada pelo conhecimento e pela diferenciação de seu eu corporal em relação ao mundo que a rodeia para, posteriormente e sobre a informação que lhe proporciona seu próprio corpo, perceber o espaço exterior e orientar-se nele. Através da percepção dinâmica do espaço vivido, se inicia progressivamente a abstração do espaço exterior, até chegar à noção de distância e à orientação dos objetos em relação ao eu e de um objeto em relação a outro. Finalmente, a criança é capaz de transpor essas noções gerais para o plano reduzido e abstrato que o grafismo supõe.
Podemos dizer que, em um primeiro momento, a criança se orienta em relação ao espaço desenvolvendo as chamadas relações topológicas, que, de acordo com Conde (1997), possibilita o conhecimento dos seguintes conceitos espaciais:
- relações de orientação: esquerda-direita, acima-abaixo, em frente-trás;
- relações de situação: dentro-fora, em cima-embaixo, interior-exterior, aqui-ali...
- relações de superfície: espaços cheios, espaços vazios...
- relações de tamanho: grande-pequeno, alto-baixo, largo-estreito...
- relações de direção: à esquerda, à direita, a partir daqui...
- relações de distância: perto-longe, junto-separado...
- relações de ordem ou sucessão: primeiro, último, sequências por diversas qualidades...
A sessão de prática psicomotora se constitui em uma fonte inesgotável de oportunidades para que a criança experimente e construa a noção de espaço. Por sua vez, vai projetando nos objetos as aquisições e as conquistas espaciais que realiza. Assim, a criança conhece as noções que orientam seu corpo sob as coordenadas de em cima-embaixo, em frente-trás e direita-esquerda, as quais atuam como eixos permanentes e orientadores do mesmo.
A distribuição da sala em espaços, a existência de materiais macios e duros em que a criança pode realizar atividades diferentes ligadas aos objetos, ajudam-na a se orientar espacialmente nesse lugar. Do mesmo modo, os circuitos que realiza no espaço sensório-motor, a progressão nas construções que realiza no espaço do jogo simbólico com as almofadas e as construções com madeiras no espaço da representação contribuem para que a criança adquira, pouco a pouco, uma organização mais complexa do espaço e possa realizar extrapolações do mesmo em suas produções gráficas."
FONTE: A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UMA PRÁTICA PREVENTIVA E EDUCATIVA - Pilar Arnaiz Sánchez; Marta Rabadán Martinez; Iolanda Vives Peñalver - Artmed

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