quarta-feira, 17 de março de 2010

O QUE É TONICIDADE

O tônus é o início de tudo, é o fator fundamental da Psicomotricidade, tanto que está localizado na 1ª unidade neurofuncional de Lúria, fazendo parte assim do alicerce da vida afetiva, motora e cognitiva, trazendo a nós, a base para a constituição da aprendizagem, cuja função é de alerta e de vigilância, tendo papel fundamental no desenvolvimento motor, e psicológico.
As funções do tônus são descritas por diversos autores de maneiras diferentes, de acordo com as áreas de estudo de cada um, e encontramos em todas as definições, a importância desta entidade Psicomotora para a realização do movimento corporal.
Segundo Wallon (in FONSECA,1992), podemos ter duas funções do músculo: a de encurtamento e alongamento das miofibrilas, e a de suporte mantendo o apoio à musculatura esquelética em estado de repouso. As duas funções dependem do nível inferior medular e superior reticular e cortical. Este tônus a que Wallon se refere, é o tônus postural, responsável por toda equilibração no ser humano. Já para André Tomas, Ajuriaguerra e Dargassies (in FONSECA,1992), existem duas formas de tonicidade: a de repouso e a de atividade, sendo que ambas preparam a musculatura para as atividades postural e práxia.
Sherrington (in FONSECA,1992), referiu-se à tonicidade na integração entre várias partes do sistema nervoso, para que se possa realizar um movimento.
A hipotonia ou a hipertonia, estão relacionadas ao tônus de suporte com base na extensibilidade e passividade, muito importante na qualidade do movimento.
(trabalho apresentado por Luciana Gurgel na França em 2007)

8 comentários:

  1. Tenho minha tonicidade alterada. Sinto movimentos involuntários da minha musculatura. Poderia me dizer o que pode estar relacionada este sintoma. Acha que um câncer linfático pode ter alguma ligação?

    ricardo_cruzz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Estaria correlacionado que um paciente após ter passado por um período com sindrome do pânico apresentasse tonicidade corporal?

    Sindrome do panico = aumento da frequência cardíaca e respiratória, a fim de melhor oxigenação muscular; e o aumento da frequência respiratória (hiperventilação) é o principal motivo do surgimento dos sintomas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as pessoas, constantemenente apresentam tonicidade corporal mas sim, é normal que uma pessoa após um episódio de sindrome de panico apresentar-se hepertonica.

      Excluir
  3. Olá,
    Adorei o blog e principalmente os comentários, pois, trabalho com psicomotricidade aqui no sul e com toda certeza, vamos socializar conhecimentos e nos ajudar nas dúvidas.
    Saudações e carinho!!!!

    Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. OLÁ AUGUEM SABE O QUE TRABALHO DE TONICIDADAE

    ResponderExcluir