sexta-feira, 19 de março de 2010

ESQUEMA CORPORAL




É a representação mental do nosso corpo à nível cortical. Conhecimento necessário, na qual o corpo organiza-se no espaço que o rodeia, seus movimentos e ações. É referência para todas as "práxis" que o indivíduo vai construindo e se adaptando ao longo de sua vida. A construção do esquema corporal, se dá através da síntese dos dados proprioceptivos (sensações obtidas pelo próprio corpo), sensorias e esteroceptivos (vindo do ambiente que o corpo atua), "com consequênte integração a nível cortical, seja da atividade estática assim como da tônica e cinética."(BOSCAINI,2006)
Devemos lembrar que a maturação do sistema nervoso é essencial para que tais sensações sejam percebidas pelo indivíduo.
O esquema corporal se diferencia da imagem corporal. Podemos conhecer todo nosso corpo (por exemplo, onde está localizado membros, cabeça, e tronco), mas não termos a noção exata de como somos fisicamente. Basicamente para entendermos, um exemplo típico de imagem corporal distorcida, é a de uma pessoa com anorexia, cuja noção da imagem, não é a mesma com a realidade física do seu corpo.
Na "aprendizagem", a noção corporal global (somatognosia), é fundamental para o processo principalmente da escrita. É através das noções matemáticas que desenvolvemos na infância, pelo corpo, como em cima e embaixo, dentro e fora, atrás e a frente, de um lado e do outro (direita e esquerda), a redor de, que conseguimos ao escrevermos, automaticamente após o aprendizado, saber adequadamente como devem ser colocadas as letras, palavras no papel. Afinal, as culturas tem processos de escritas diferentes. A nossa escrita é alfabética, e no papel acontece da esquerda para a direita, de cima para baixo. No Oriente Médio, já não é da mesma forma.
As sensações do "toque", propiciam e favorecem o conhecimento do corpo. Por isso, o contato entre professor e aluno dentro da sala de aula, deve acontecer obedecendo-se a aceitação e a solicitação da criança. Isto nem sempre acontece no primeiro momento em que professor e aluno se conhecem. Pode levar dias e meses. Lembrando que o contato muitas vezes, é também com o olhar e através da fala, cuja recepção também tráz sensações agradáveis e desagradáveis.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!!!!! Educação Física precisa de mais!!!Só assim poderemos ser reconhecidos!!!! Gostei da cor do blog ;)essa sua área é muito importante, deveria ser mais trabalhada da universidade, e espero agregar muito ao meu trabalho!!!Valeu
    Juliana

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. olá amei seu blog, eu estou fazendo Fisioterapia e estou tendo aulas de psicomotricidade e estou adorando. Valeu!!! abraços.

    ResponderExcluir